sábado, 24 de dezembro de 2011

Análise do livro Luciola - José de Alencar

Paulo é um jovem advogado que tinha o desejo de conhecer o Rio de Janeiro, enfim, em 1855 ele decidiu conhecer a cidade. Chegando lá, Paulo ficou encantado com uma jovem de olhar meigo e gestos angélicos. Seu amigo, Sá, percebeu que Paulo estava admirado por Lúcia e decidiu alertá-lo de que, ela não era uma moça de família. Se tratava de uma cortesã da mais distinta classe, e a mais bela. Todos os poderosos caiam a seus pés.
Paulo não acreditou no que o seu amigo contou e continuou com uma imagem cândida dessa bela moça. Um certo dia ele resolveu procurar a sua casa e enfim achou. Depois de horas de conversa, Lúcia se entregou à Paulo como um frenesi, cheio de volúpia. Passado esse dia, Lúcia mudou definitivamente suas atitudes para com Paulo, tratava-o com uma frieza sem igual, ele por sinal estava decidido a conquistar essa mulher.
Sá convidou Lúcia, Paulo e outras pessoas para uma festa em sua casa, onde o nosso querido advogado resolveu ir para ter a companhia da bela cortesã. Só que Paulo não sabia o que lhe reservava, seu amigo estava tramando para que Lúcia ficasse nua na frente de todos os convidados, e foi isso que aconteceu. Paulo quando viu essa cena repugnante saiu imediatamente da sala indignado com o que acabara de acontecer.
Minutos depois Lúcia saiu da sala quase chorando, ele viu e resolveu consolá-la, trocaram algumas palavras e se entregaram novamente sobre um berço espesso de relva. 
Lúcia decidiu se dedicar totalmente a seu amor, ela já não saia aos bailes, não tinha amantes, era outra pessoa, totalmente fiel. Ela mudou-se para uma casa menor e mais modesta, não esbanjava luxo.
Algum tempo depois ela confessou a sua verdadeira história pra Paulo: Seu verdadeiro nome era Maria sa Glória, sua familia era muito humilde, quando todos os membros caíram doentes, e só ela ficou de pé. Quando não havia mais recursos financeiro, resolveu pedir dinheiro na porta de casa, quando passou um homem chamado Cunha que lhe deu as moedas em troca de algo mais. Ingênua, não sabia o que aquilo significava, decidiu contar pro pai que compreendeu tudo errado, achou que ela tina um amante e a expulsou de casa. Sozinha na rua foi resgatada por uma senhora que a lançou nessa vida.
Um mês depois Lúcia tomou conhecimento de sua gravidez e depois de ter uma comoção violenta, adquire um aborto espontâneo que a leva para o túmulo. Paulo fica sozinho e cuida da irmã de Lúcia até se casar.
Luciola é um livro que chocou toda a sociedade no século XIX, mostra a história de uma cortesã que viveu como pecadora, mas que morreu como cristã. O objetivo deste livro foi, mostrar as pessoas que as cortesãs também tem coração, tem sentimento. Que só porque elas se lançaram numa vida mundana que perderam todas as suas virtudes, elas são capazes de mudar de vida. Por isso que esse livro foi escrito, para quebrar esse preconceito com as prostitutas, que ainda hoje no século XXI existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário